Labweb360

Projeto de pesquisa e experimentação de vídeo 360º e realidade virtual

Durante um workshop sobre vídeo 360º realizado na Conferência Web.br 2017 lançamos o projeto Labweb360: o portal de boas práticas sobre vídeo 360º do Ceweb.br.

Imagem do site Labweb360

Desenvolvi este projeto em conjunto com meu colega Diogo Cortiz. Como parte das atividades neste trabalho visitamos Mumbai, na Índia e Tóquio, Japão, onde fomos recebidos pelo professor Charith Fernando no laboratório Emboided Media da Keio University.

A fim de compreender os aspectos relacionados ao uso de vídeo 360º como uma poderosa ferramenta de storytelling, gravamos um documentário, conduzido pelo Diogo e baseado na abordagem de documentário observativo, proposta por Bill Nichols. Foi gravado em Mumbai um documentário experimental retratando o dia a dia da comunidade Dhobi Ghat por meio das lentes de uma câmera 360º.

Em Tóquio, além de gravarmos outros vídeos em 360º, realizamos experimentos de realidade virtual e “telexistência”, explorando uma tecnologia chamada hapitc feedback.

Os vídeos gravados para este projeto estão disponíveis na galeria do Labweb360.

Aproveito para agradecer ao Thiago Pontes pelo auxílio na implementação de player utilizado neste projeto e ao NIC.br que apoiou todas as etapas desta pesquisa.


Newton Calegari
💻 Product Manager | 📚 CS & Design Professor
@newtoncalegari