Sobre anotações, como desenhar e The Last of Us 2

Para os links dessa semana, eu separei 3 textos: um sobre note-taking, outro sobre desenhos e uma análise do jogo The Last of Us 2.

Seguindo com a prática de fazer um registro com os links mais interessantes que encontrei ao longo da semana, estou publicando os artigos que gostei de ter lido.

O primeiro link da série é sobre o Obsidian.md, uma ferramenta de anotações que utiliza o formato Markdown e que permite, entre outras funcionalidades, gerenciamento não-linear de anotações através de back-links.

Essa ideia de navegação não-linear é a mesma que existe na Web, em que clicamos em um link e vamos para outra página sem necessariamente seguir uma ordem — contrastando com a leitura de um livro, por exemplo, que se dá por meio de uma sequência linear.

O Obsidian possui também a visualização das notas por meio de um grafo de conhecimento, mostrando as relações entre os conceitos e as tags utilizadas.

Interface da aplicação Obsidian Interface do Obsidian (extraída do post do Hause Lin)

  • How to Take Notes: Insights From AI, Neuroscience, a Sociologist, and a Free App
    Neste artigo, Hause Lin comenta sobre uma estratégia de anotações utilizada por Niklas Luhmann, um sociólogo alemão que viveu entre 1927 e 1998. O sistema, também conhecido como Zettelkasten, consiste em notas individuais com informações “atômicas”, ou seja, que possuem apenas um conceito, e que são armazenadas com um conjunto de metadados permitindo assim indexação e cross-referencing. Complementando esta explicação sobre note-taking, ele comenta com o Obsidian pode ser utilizado para isso.
  • Why should you start drawing today?
    Além de utilizar ferramentas digitais para anotações, eu gosto de manter ao meu alcance um caderno para fazer algumas anotações rápidas, escrever lembretes e desenhar mapas mentais. Eu decidi adicionar alguns desenhos a essas anotações manuais, por isso fui buscar material sobre como desenhar rostos e expressões estilo cartoon.
    Foi dessa maneira que encontrei este ótimo artigo do José Torre sobre desenhos. Ele apresenta o porquê começarmos a desenhar, como fazê-lo e dá a obviamente melhor dica para fazer bons desenhos: repetição.
    Ilustração animada de um boneco Animação sobre como desenhar que faz parte do artigo do José Torre
  • Minhas impressões de The Last of Us 2 (sem spoilers)
    Além de conhecer como poucos os detalhes mais intrínsecos da Web, Reinaldo Ferraz também sabe muito sobre jogos (e café). Neste artigo ele faz uma análise mostrando como The Last of Us 2 não é somente um jogo, e sim uma história interativa muito bem contada. Ele até comenta sobre qualidade da dublagem em português, destacando evolução da voz da Luiza Caspary acompanhando a mudança da personagem Ellie da primeira para a segunda versão do jogo.

A propósito, os motivos que me levaram a começar com esse weekly-log estão descritos no post com os links da semana 1. Fique a vontade para dar uma olhada lá também 🙂


Newton Calegari
💻 Product Manager | 📚 CS & Design Professor
@newtoncalegari