Mestrado: anotações semânticas na Web

Pesquisa de mestrado sobre Web Semânticas e a abordagem de anotações semânticas para publicação de dados estruturados na Web

Durante o mestrado em Tecnologias de Inteligência e Design Digital (TIDD), da PUC-SP, eu pesquisei sobre anotações semânticas na Web.

Na minha dissertação eu apresentei os fundamentos teóricos de Web Semântica, os conceitos sobre Ontologias e Vocabulários, o estado da arte com as aplicações que utilizam conceitos e tecnologias relacionados à Web Semântica, e por fim a proposta de uma ferramenta de anotações semânticas.

Resumo da dissertação:

A proposta apresentada nesta pesquisa busca aproximar as tecnologias de Web Semântica dos usuários publicadores de conteúdo na Web, permitindo que estes contribuam com a geração de dados estruturados e metadados sobre textos e informações que venham a disponibilizar na Web.

O objetivo geral deste trabalho é investigar a viabilidade técnica de desenvolvimento de uma ferramenta de anotação semântica que permita aos usuários publicadores de conteúdo contribuir para o ecossistema de Web Semântica.

Com suporte de (BERNERS-LEE et al., 2001; ALESSO; SMITH, 2006; RODRÍGUEZ-ROCHA et al., 2015; GUIZZARDI, 2005; ISOTANI; BITTENCOURT, 2015) é apresentado o tópico de Web Semântica, de acordo com a pilha tecnológica que mostra o conjunto de tecnologias propostas para a sua realização. Considerando a importância de ontologias e vocabulários para a construção de aplicações de Web Semântica são apresentados, então, os tópicos fundamentais de modelagem conceitual e a linguagem de ontologias para Web.

Para fornecer a base necessária para a utilização de anotações semânticas são apresentados, além da definição, os modos de uso de anotações (manual, semi-automático e automático) e as formas de integrar essas anotações com recursos disponíveis nas tecnologias da Web Semântica. O estado da arte contempla trabalhos e projetos recentes sobre o uso de Web Semântica, no contexto de publicação de conteúdo na Web.

O estado da arte contempla trabalhos e projetos recentes sobre o uso de Web Semântica no contexto de publicação de conteúdo na Web. A metodologia é baseada na proposta apresentada por SANTAELLA; VIEIRA (2008), seguindo uma abordagem exploratória para a condução da pesquisa. São apresentados a proposta e os componentes de uma ferramenta de anotação Semântica que utiliza vocabulários compartilhados para a geração de dados estruturados, a partir de conteúdo textual.

Concluindo o trabalho, são apresentadas as possibilidades futuras, tanto da implementação da ferramenta em um cenário real, atestando sua viabilidade técnica, quanto novos trabalhos encaminhados a partir desta pesquisa.

Compartilho aqui dissertação completa em PDF.


Newton Calegari
💻 Product Manager | 📚 CS & Design Professor
@newtoncalegari