Relato da minha participação nos eventos CBIE/LACLO e WebMedia 2015
A última semana de Outubro foi, sem dúvida, muito interessante, porém um pouco agitada. No início da semana fui para Maceió, AL, para participar do CBIE/LACLO (IV Congresso Brasileiro de Informática na Educação e X Conferência Latino-Americana de Objetos e Tecnologias de Aprendizagem), um evento gigantesco com diversas trilhas simultâneas.
Além do CBIE/LACLO que ocorreu entre os dias 26 e 30 de Outubro, aconteceu em Manaus, capital do estado do Amazonas, o 21º Simpósio Brasileiro de Multimídia e Web (WebMedia 2015), no período de 27 a 30 de Outubro.
Pelo fato de os dois eventos estarem acontecendo simultaneamente nas regiões norte e nordeste, participei em parte do CBIE/LACLO em Maceió e depois viajei para Manaus para participar também no WebMedia.
A minha apresentação no CBIE/LACLO ocorreu numa trilha dedicada à Web Semântica, durante o WSWEd’15.
Nela apresentei sobre as iniciativas do Ceweb.br (Centro de Estudos sobre Tecnologias Web, do NIC.br) voltadas para Dados Abertos e Web Semântica.
Na terça-feira, dia 27, participei do curso de Dados Abertos Conectados ministrado pelo Armando Barbosa e pelo Judson Bandeira, ambos do NEES/UFAL. O workshop foi dividido em duas partes, na primeira apresentaram sobre os conceitos e teorias relacionadas à Linked Open Data, já a segunda parte teve uma abordagem prática, escrevendo queries SPARQL e testando as consultas, além de utilizar o Open Refine para tratar os dados antes de disponibilizá-los no Virtuoso.
A organização preparou o terceiro dia do evento na Praia de Ipioca, no restaurante Hibiscus. Lugar muito bonito, onde tivemos as sessões de premiação dos melhores trabalhos e do concurso Apps.Edu, além de um painel do IETF abordando o tópico Informática na Educação, com a participação do Julião Braga, Lisandro Granville, vice-presidente da SBC e atual conselheiro do CGI.br, e dos professores Rafael de Amorim e Ig Ibert Bittencout, da UFAL.
No dia seguinte cheguei em Manaus, AM, para participar do WebMedia’15. Minha primeira participação no WebMedia.
Na minha palestra no WebMedia abordei o tópico de descentralização da Web, assunto que foi o tema principal da Conferência Web 2015, com uma apresentação realizada pelo Andrei Sambra, do W3C/MIT.
A experiência participando desses dois eventos foi muito boa, pretendo participar novamente em outras oportunidades.
Os slides das palestras sobre as iniciativas do Ceweb relacionadas com Dados Abertos e Web Semântica e sobre Descentralização da Web estão disponíveis no Slideshare do Ceweb.br.