Participação no CBIE/LACLO e WebMedia 2015

Relato da minha participação nos eventos CBIE/LACLO e WebMedia 2015

Participação nos eventos CBIE/LACLO e WebMedia 2015

A última semana de Outubro foi, sem dúvida, muito interessante, porém um pouco agitada. No início da semana fui para Maceió, AL, para participar do CBIE/LACLO (IV Congresso Brasileiro de Informática na Educação e X Conferência Latino-Americana de Objetos e Tecnologias de Aprendizagem), um evento gigantesco com diversas trilhas simultâneas.

Além do CBIE/LACLO que ocorreu entre os dias 26 e 30 de Outubro, aconteceu em Manaus, capital do estado do Amazonas, o 21º Simpósio Brasileiro de Multimídia e Web (WebMedia 2015), no período de 27 a 30 de Outubro.

Pelo fato de os dois eventos estarem acontecendo simultaneamente nas regiões norte e nordeste, participei em parte do CBIE/LACLO em Maceió e depois viajei para Manaus para participar também no WebMedia.

A minha apresentação no CBIE/LACLO ocorreu numa trilha dedicada à Web Semântica, durante o WSWEd’15.

Nela apresentei sobre as iniciativas do Ceweb.br (Centro de Estudos sobre Tecnologias Web, do NIC.br) voltadas para Dados Abertos e Web Semântica.

Na terça-feira, dia 27, participei do curso de Dados Abertos Conectados ministrado pelo Armando Barbosa e pelo Judson Bandeira, ambos do NEES/UFAL. O workshop foi dividido em duas partes, na primeira apresentaram sobre os conceitos e teorias relacionadas à Linked Open Data, já a segunda parte teve uma abordagem prática, escrevendo queries SPARQL e testando as consultas, além de utilizar o Open Refine para tratar os dados antes de disponibilizá-los no Virtuoso.

Ao final do curso de Dados Abertos Conectados

A organização preparou o terceiro dia do evento na Praia de Ipioca, no restaurante Hibiscus. Lugar muito bonito, onde tivemos as sessões de premiação dos melhores trabalhos e do concurso Apps.Edu, além de um painel do IETF abordando o tópico Informática na Educação, com a participação do Julião Braga, Lisandro Granville, vice-presidente da SBC e atual conselheiro do CGI.br, e dos professores Rafael de Amorim e Ig Ibert Bittencout, da UFAL.

Restaurante Hibiscus na Praia de Ipioca em Maceió, AL

No dia seguinte cheguei em Manaus, AM, para participar do WebMedia’15. Minha primeira participação no WebMedia.

Na minha palestra no WebMedia abordei o tópico de descentralização da Web, assunto que foi o tema principal da Conferência Web 2015, com uma apresentação realizada pelo Andrei Sambra, do W3C/MIT.

Newton Calegari na apresentação sobre Web Descentralizada no WebMedia 2015 em Manaus, AM

A experiência participando desses dois eventos foi muito boa, pretendo participar novamente em outras oportunidades.

Os slides das palestras sobre as iniciativas do Ceweb relacionadas com Dados Abertos e Web Semântica e sobre Descentralização da Web estão disponíveis no Slideshare do Ceweb.br.


Newton Calegari
💻 Product Manager | 📚 CS & Design Professor
@newtoncalegari