Um novo blog

Após alguns anos utilizando Hugo como base do meu site, eu migrei para o Gatsby.

Venho utilizando o Github para hospedar arquivos estáticos há alguns anos e não tenho nada do que reclamar. É bem simples, basta adicionar ao repositório todos os arquivos que devem ser disponibilizados na Web e pronto. Bem fácil.

A versão anterior deste blog era feita com Hugo, uma ferramenta para geração de páginas estáticas escrita na linguagem Go. O Hugo gerava todos os arquivos necessários para o site, incluindo os posts, o sitemap, etc. Só me restava escrever os textos e rodar um comando no terminal para que o site fosse atualizado (claro que com WordPress é fácil, mas aqui tem seu charme, 😄).

Embora eu não publique muita coisa por aqui, eu gosto dessa dinâmica em que todo conteúdo é escrito em markdown e, com uma biblioteca de geração de sites estáticos, todas as páginas HTML ficam prontas para serem publicadas.

Tela do terminal com exemplo de texto do blog Estou utilizando um modo distraction-free para escrever os posts no vim

O motivo de eu ter decidido migrar a ferramenta por trás do meu site é o fato de eu ter encontrado alguns problemas para disponibilizar o feed RSS completo através do Hugo, já que o comportamento padrão gerava uma versão com os artigos resumidos, o que compromete a experiência de consumir conteúdo por meio de RSS em alguma plataforma, como o feedly ou NewsBlur.

Eu queria uma alternativa tão simples quanto o Hugo para essa nova versão do site. Cheguei a considerar o Jekyll, mas decidi buscar algo mais novo. Vi que o Gatsby possui vários plugins, inclusive um que facilita a geração de RSS completos, como eu estava querendo. Então, após trabalhar algumas horas nos últimos dois domingos, publiquei o novo site.

A migração foi relativamente tranquila pois todos os posts foram escritos em markdown. Eu tive apenas que converter os dados do frontmatter para o formato YAML.

O comando abaixo resolveu isso bem rápido:

 hugo convert toYAML --output /destino/dos/posts/convertidos/

Após ter preparado todo o conteúdo, eu fiz alguns ajustes no tema e gerei o novo site.

Achei que foi uma boa ter escolhido utilizar o Gatsby, eu ainda não conhecia a respeito e o aprendizado foi bem rápido. Coincidentemente, o Davidson Fellipe estava publicando em seu canal no YouTube uma série sobre como criar um blog com Gatsby, então ele acabou me ajudando com algumas dúvidas que tive nesse processo.

Eu ainda venho alterando algumas coisas por aqui, estou melhorando a estrutura do feed rss e adicionando dados estruturados com JSON-LD e RDFa ao layout.

Essa atualização no site foi um bom passa tempo para esses dias de quarentena. 😃


Newton Calegari
💻 Product Manager | 📚 CS & Design Professor
@newtoncalegari